ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS ONLINE

Regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, o atendimento psicológico online está de acordo com o Código de Ética do Psicólogo e a Resolução CFP nº 11/2012.
Os serviços psicológicos online – por meios tecnológicos de comunicação à distância – devem ser prestados por psicólogos formados e inscritos no Conselho Regional de Psicologia, através de sites credenciados ao Conselho Federal de Psicologia. Desta forma, os conselhos procuram garantir que tais serviços sejam prestados em conformidade com as normas técnicas, legais e éticas vigentes.


* Para ter acesso ao conteúdo das Leis e Resoluções em sua íntegra e sites oficiais dos órgãos que as normatizam, regulam e fiscalizam este trabalho, acesse o menu “Links”.

- Atendimento Online:
Caso tenha interesse em realizar um atendimento online, cadastre-se no site por meio do menu “Contato”, preenchendo seu nome completo, e-mail e assunto, descrevendo em poucas palavras o motivo pelo qual deseja ser atendido.
O prazo de resposta via e-mail para atendimento online pode demorar até 24 (vinte e quatro) horas úteis.

- Finalidade:
Indicado para situações breves e pontuais – entre em contato para avaliação.

- Público-alvo:
Atendimento a adolescentes (12-18 anos) e adultos. O atendimento a adolescentes realizado por meios tecnológicos de comunicação à distância obedece aos critérios do
 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao Código de Ética do Psicólogo e aos dispositivos legais cabíveis.
Para menores de 18 (dezoito) anos: necessário TERMO DE AUTORIZAÇÃO assinado pelos pais ou responsáveis legais.


* Para acesso ao Termo de Autorização, clique aqui.

- Sessões:
A quantidade de sessões é estipulada de acordo com a necessidade do paciente – no máximo 20 sessões, de acordo com a Resolução CFP nº 11/2012 – realizadas uma vez por semana, durante 50 minutos.

* Caso haja necessidade de cancelamento da sessão, por favor, comunique à psicóloga com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência. O não comparecimento ou a falta sem justificativa serão considerados como atendimento realizado, e, portanto, será cobrado.

- Privacidade/Sigilo:
De acordo com o 9º Artigo do Código de Ética do Psicólogo: “É dever do Psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confiabilidade, a intimidade das pessoas, os grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.”
Todos os dados e informações confiados ao psicólogo estão sob a responsabilidade do profissional e em nenhum momento poderão ser compartilhados a terceiros sem a autorização livre e esclarecida do paciente.


Para respeitar a Privacidade e o Sigilo, buscou-se usar de todos os recursos tecnológicos disponíveis, que garantam a proteção das informações, hospedando o site em um provedor reconhecidamente seguro, com firewall e roteadores também seguros.
Todos os dados estão protegidos por senha, além disso, o Controle de Fluxo de Dados garante que apenas o psicólogo responsável tenha acesso às informações pessoais que o paciente digitar no site.

Considerando a vulnerabilidade da Internet é imprescindível que o paciente se certifique da segurança de seu computador, mantendo seus dados protegidos por programas de segurança atualizados (firewall, antivírus, dentre outros), realizando a limpeza do histórico periodicamente e evitando locais de redes públicas.

Além disso, a partir da decisão da realização da orientação psicológica online é importante que o cliente busque por um local que lhe proporcione segurança e privacidade para a realização das sessões.

- Equipamento: 
Um computador, celular ou tablet conectado na internet pela rede wi-fi, fone de ouvido com microfone acoplado e webcam. Os atendimentos serão realizados através do programa Skype. Confira seu e-mail regularmente, pois será nossa fonte de comunicação, utilizado para esclarecer eventuais dúvidas.

- Investimento:
O valor de cada sessão é R$ 80,00 reais – agendadas após a efetivação do cadastro no site.
O pagamento deverá ser efetuado no máximo com 24 horas de antecedência da sessão, por meio de depósito bancário.

* Enviar comprovante de pagamento para o e-mail: alanenardi@hotmail.com.


- Certificado Digital:
O Conselho Federal de Psicologia, através da Comissão Nacional de Cadastro de Sites, realiza o serviço de Cadastro de Sites para Serviços de Psicologia realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância.

Os sites autorizados a prestar este tipo de atendimento devem atender às regras estabelecidas, para que possam receber o selo digital de aprovação, que é o que assegura aos usuários que o site foi aprovado pelo Conselho de classe para realizar os serviços a que se propõe.